quinta-feira, julho 06, 2006

Dr. House e a Enfermagem!!


Venho por este meio insurgir-me contra todos e quaisquer veículos que tentei manchar e “remanchar” a imagem da ENFERMAGEM. O visado desta minha 1ª contestação será a tão famigerada série da TVI (também passa na FOX), o Dr.House.

Sou um espectador assíduo, pois como futuro enfermeiro toda e qualquer série subordinada à saúde é motivo da minha atenção, e considero impressionante como naquele fabuloso hospital todo “high tec” funcione praticamente sem enfermeiras, é raro as mesmas aparecerem ou ter inclusive qualquer intervenção juntos das pessoas que supostamente padecem de algum mal (e diga-se que ali os males são mesmo grandes). Mas também é digno de se dizer, pois dizem que por detrás destas séries de renome estão sempre equipas médicas, digamos de controlo de qualidade, mas que deixam passar aspecto que me suscitaram valentes gargalhadas, alguém deveria dizer a esses Sr.Dr. que os TOT’s devem estar introduzidos e já agora insuflados, e que para a remoção do mesmo é necessário alguns procedimentos, ao contrario do que vislumbrei na série Dr. House em que TOT completamente exterioriza e a remoção do mesmo foi do tipo “abra lá a boca que isto sai já”, portanto veracidade nos acontecimentos é algo que ali, me deixa sempre com “a pulga atrás da orelha”. Mas o que me levou de facto a escrever, aliás a criam um blog, foi nas poucas referencias que fazem à enfermagem, terem logo de associar as enfermeiras a amantes de médicos. Porquê continuarem a rebaixar a Enfermagem e a criar ou consolidar uma imagem das enfermeiras que não corresponde à real. É que estamos a falar de uma série que provavelmente deve ser vista por milhões de pessoas, e é necessário ter cuidado, ninguém gosta de ver a sua profissão manchada na praça pública pior ainda sem dados objectivos, provas disso mesmo. EUA país dos processos em tribunais será que dá para os processar a distância? Há que elevar a Enfermagem ao seu real valor e ao contributo para a sociedade, temos de lutar pela Imagem da nossa profissão e pela nossa visibilidade, porque não criarem um Enfº House?!?Bem com esta me calo por agora…até que surjam novos episódios o que é já na próxima 5ºf cerca das 24h…inté…

1 comentário:

Fox disse...

Epá vou ser o primeiro a inaugurar o teu blog! House e a Enfermagem! Não é só o Dr. House, são outros programas também como o ER, em que os soros dos doentes não correm e metem-se TOT's como quem come um chupa-chupa! Mas a Enfermagem sempre esteve mal estereotipada por esse mundo fora! Ainda no outro dia precisei de uma imagem de uma enfermeira para pôr num trabalho, e quando pesquiso no google por enfermeira aparecem logo montes de fotos onde aquelas meninas são tudo menos enfermeiras! Parece-me que nos media a imagem das enfermeiras é mesmo essa, amante dos médicos e objecto sexual! Mas vejamos as coisas por outro prisma agora: e os enfermeiros? Os enfermeiros, no sentido masculino da palavra, nem sequer aparecem! A única vez que vi a referência a um enfermeiro num programa foi no "Scrubs" e foi a gozar com ele! Acho que a Enfermagem precisa de contratar um relações públicas para mudar a imagem que tem nos media!

Um abraço